terça-feira, 6 de março de 2012

olho por olho, dente por dente.

A Lei de Talião, do latim Lex talionis (Lex: lei e tálio, de talis: tal ou idêntico), também conhecida como pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena - apropriadamente chamada de taliação. Essa lei é frequentemente expressa pela máxima olho por olho, dente por dente. É uma das leis mais antigas existentes. 
Encontrei esse relato registrado no livro de Êxodo no capítulo 21 e no verso 24, escrito provavelmente por Moisés. A história de Moisés todos conhecem, porém, essa lei não é de Moisés e tampouco de Deus, ela (a lei) faz parte do Código Hamurabi. O que é Hamurabi? É um dos mais antigos conjuntos de leis escritas já encontrados. Estima-se que esse código tenha sido escrito pelo rei Hamurabi na antiga Mesopotâmia por volta de 1.700 a.C.
O livro de Êxodo, para quem não sabe, nada mais é do que uma aula para o povo de Israel (povo escolhido de Deus). Aula? Sim, aula! Vamos relembrar... O povo de Israel foi escravo dos egípcios por mais ou menos 400 anos. 
Sejamos realistas, 400 anos é o suficiente para você perder a noção de quem é seu líder, como é sua língua, quem é você e também como são as leis a que você deve estar submisso, certo? É exatamente isso que está relatado no livro de Êxodo. 
Os israelitas estavam contaminados pela cultura egípcia e Deus não apenas liberta seu povo da escravidão como também os ensina como deveriam viver nessa nova vida. Moisés deixa claro no verso 12 do mesmo capítulo que: “quem ferir a outro de modo que este morra, também será morto”. Porém, hoje não é mais assim... Ou é? 
Hoje, dia 6 de março de 2012, estava em casa no horário do almoço em frente à TV e vejo uma reportagem sobre um assaltante sendo atropelado pela sua suposta vítima. Certo ou errado? Engraçado foi ouvir o oficial da polícia dizendo que não devemos reagir nesse tipo de situação. Só faltou ele dizer o seguinte: “Se te abordarem, entregue tudo, inclusive sua vida, ela não tem valor algum”. 
É incrível, mas hoje vivo como vivia o povo de Israel... “Escravizado”! Vivemos debaixo de um julgo imposto por ladrões, assaltantes, sequestradores etc. intimidados, aprisionados em nossos lares, com medo da nossa própria sombra. Em quem confiar? Reagir? Nos render? Morrer? Lutar para viver? O pior de tudo é ouvir: “Não reaja entregue tudo e se conforme, a vida é mesmo assim”. 
Mas, voltando ao caso da reportagem, pasmem... Em pleno século XXI e o Código de Hamurabi continua sendo utilizado por alguns. Olho por olho, dente por dente... Certo ou errado? Certo eu não sei, mas, de uma coisa tenho certeza: aqui se faz aqui se paga! E para finalizar tenho que confessar que sou admirador incansável dos homens que escreveram os Salmos. Eles foram visionários e parece que sabiam que hoje estaríamos passando por essa sutil escravidão, e escreveram: “Elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem de Deus que fez céu e terra. Ele não permitira que os teus pés vacilem; não dormira aquele que te guarda. É certo que não dormirá, nem descansará o guarda de Israel.” Salmos 121

Nenhum comentário:

Postar um comentário